Em um marco significativo para as políticas públicas voltadas ao acesso igualitário, o município de Vera reativou oficialmente o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A retomada das atividades do órgão representa mais do que um ato simbólico — é uma ação concreta no fortalecimento da rede de proteção, promoção e defesa dos direitos das mulheres verenses.

Criado em 30 de novembro de 2011 por meio da Lei Municipal nº 983, o Conselho esteve ativo por diversos anos, mas encontrava-se com as atividades suspensas. Agora, com sua diretoria reconstituída e novas representantes da sociedade civil e do poder público, o colegiado volta a exercer seu papel fundamental na formulação e acompanhamento de políticas voltadas às mulheres.

A reativação do Conselho visa ampliar a participação feminina nos espaços de decisão dentro da administração municipal, além de fomentar a inclusão de temas como saúde, educação, assistência social, trabalho, cultura e organização comunitária sob a ótica da mulher.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Amanda Marques, celebrou a retomada das atividades como um avanço para o município. “A luta das mulheres vem de longa data. É um passo importante a reativação do conselho, para que possamos criar uma rede que garanta os direitos das mulheres do nosso município”, destacou Amanda.

A primeira reunião do novo colegiado contou com a presença de autoridades locais e representantes de entidades ligadas à proteção das mulheres, como as escrivãs da Polícia Civil Larissa Risceto e Alessandra Menzes, e a representante do programa Ser Família Mulher, Gisele Vazata.

O novo Conselho é composto por mulheres atuantes na comunidade, que assumem o compromisso de representar os interesses femininos e contribuir com o debate e a proposição de políticas públicas. Confira a composição:

Presidente: Márcia Ferreira
Vice-presidente: Lorraine Destefany
Conselheiras Titulares: Silvana de Ávila, Mara Prantes, Inês Peron, Ianka Giacomelli, Nair Sansigolo, Elis Regina
Conselheiras Suplentes: Marlizza Bourscheid, Tuane Lima, Geni de Oliveira, Estela Tibola, Ivani Ferreira, Walneide Derd

Com esse passo, Vera reafirma seu compromisso com a justiça social e a construção de uma cidade mais justa, plural e segura para todas as mulheres.

Fonte: Ascom

Mais notícias