A reorganização dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (PSFs) de Vera já apresenta resultados expressivos. Segundo dados divulgados pela Secretária de Saúde, Ivânia Totti, apenas no mês de julho deste ano foram realizados 4.140 procedimentos médicos nas três unidades em funcionamento — um número que reforça a eficácia do novo sistema de agendamento implantado recentemente.

O número não contempla atendimentos realizados por profissionais de enfermagem, vacinação, agentes comunitários de saúde ou odontológicos, ou seja, refere-se exclusivamente às consultas médicas. A mudança trouxe uma nova dinâmica ao atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) no município: agora os usuários não precisam mais chegar de madrugada ou enfrentar longas filas. O processo é simples e respeitoso com o tempo do cidadão — basta comparecer à unidade no horário agendado e o atendimento é feito pontualmente.

O destaque vai para o PSF 2, no bairro Vida Nova, que respondeu sozinho por 50% de todos os atendimentos médicos do mês, impulsionado pela atuação de duas médicas em tempo integral, o que tem dado agilidade e maior capacidade de acolhimento à unidade.

Outro avanço importante ocorreu com a recente abertura do posto avançado no Assentamento Alto Celeste, que começou a operar no último mês e já registrou 118 atendimentos médicos, sob os cuidados da médica Dra. Ana Piedade. A chegada do atendimento mais próximo à zona rural representa um passo essencial na descentralização e acesso facilitado à saúde.

Para o prefeito Yago Giacomelli, os números refletem não apenas quantidade, mas qualidade:

“Este número demonstra o bom funcionamento das nossas unidades. O novo sistema de agendamento está funcionando muito bem e, com isso, traz conforto aos usuários do SUS. Saber que tivemos este número de mais de 4 mil procedimentos médicos nos deixa felizes, pois mostra que a população procurou o atendimento e pudemos prestar um bom serviço.”

Importante lembrar que os dados não se referem a 4.140 pacientes diferentes, pois muitos passaram por consultas de retorno ao longo do mês, em um cuidado contínuo que garante resolutividade e acompanhamento dos casos.

Para agendamentos, tanto médico como odontológico em qualquer unidade de saúde de Vera, basta apenas acessar o aplicativo Whatsapp com o número da sua unidade. O sistema funciona 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados. Você agenda o dia e horário, como se faz nos consultórios particulares.

Os casos de urgência e emergência, como dor, e febre alta, não precisam de agendamento, a unidade acolhe o paciente neste estado e em casos mais graves a orientação é procurar imediatamente o Pronto Socorro Municipal, aberto 24 horas todos os dias.

Fonte: Ascom

Mais notícias