A Secretaria de Fazenda (Sefaz) e o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) realizam nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18.10) palestras com a classe contábil para apresentar as alterações realizadas na legislação tributária. Na ocasião, o CRC apresentará o tema “Disrupção tecnológica e o contador 4.0”.

Em Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá), o encontro será realizado nesta quinta-feira (17), às 19h, no auditório do Sindicato Rural de Sinop. Já em Cuiabá, o evento será a partir das 19h, no auditório do CRC. Os interessados em participar devem se inscrever no site do CRC.

Dentre os temas tributários abordados nas palestras está a Lei Complementar 631, que dispõe sobre a restituição dos incentivos fiscais. Aprovada e publicada em julho deste ano a lei trará equidade na concessão de benefícios para os setores produtivos, de forma com que eles passem a ser setoriais. A medida possibilitará, ainda, a recuperação econômica de Mato Grosso, com o aumento da arrecadação, e o reequilíbrio fiscal.

A emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) nos transportes interestaduais será também será discutida com os participantes. No início deste mês, o MDF-e passou a ser obrigatório nas operações realizadas dentro do território mato-grossense em veículos próprios, arrendados ou mediante a contratação de transportador autônomo de carga.

Outros assuntos o Simples Nacional e o registro da área edificada, para base de cálculo de Tacin serão abordados durante a palestra, que será ministrada pelo servidor José Salvador.

Agenda

Além das palestras em Sinop e Cuiabá, a Sefaz têm realizado uma extensa agenda no interior do estado. Em Tangará da Serra, a palestra acontece, também em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), no dia 21 de outubro no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACITS). Para participar do evento é preciso se cadastrar antecipadamente no site do CRC.

Já em Cáceres, localizada a 220 km da capital, o evento organizado pela Sefaz será realizado na Câmara Municipal, das 14h às 17h. Alta Floresta também recebeu a equipe da Sefaz. Na cidade, que fica a 793 km de Cuiabá, a palestra foi realizada no dia 16 de outubro.

As palestras são ministradas por servidores da Sefaz e possuem o formato de fórum, possibilitando que o público participe, dialogue com a pasta fazendária e tire suas dúvidas sobre os temas tributários.

Fonte: SEFAZ - MT

Mais notícias