O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Nova Mutum, Jimmy Huppes em entrevista concedida ao programa da rádio Arinos FM, Manhã Notícias destacou as ações realizadas ao longo dos últimos meses, projetando também detalhes sobre o momento vivido pelo comércio, perante a atual fase da pandemia.

Abaixo estão os principais pontos da entrevista.

MOMENTO ATUAL

“Alguns setores sofreram mais que outros, como os eventos, a gastronomia entre outros. A grande maioria ainda não retomou faturamentos registrados antes da pandemia e por conta disto, ao longo do último ano fomentamos programas e ações para auxilia-los, mantendo o equilíbrio entre saúde e economia. A vacinação, que é um dos componentes do amplo plano da área da saúde irá auxiliar em toda essa retomada. É um momento de ascensão, de retorno de atividades comerciais, com cautela, seguindo protocolos para que possamos diminuir cada vez mais o números de pessoas acamadas pela doença e possibilitar a recuperação gradual da economia do município”, afirmou.

NOVAS EMPRESAS

“O saldo na criação de empresas é positivo e isso reflete diretamente na criação de empregos. Atualmente nós passamos de 5 mil empresas instaladas na cidade, com várias características, como o micro empreendedor individual entre outras.

Vale ressaltar as iniciativas públicas de incentivo, como créditos e fomentos que auxiliam no primeiro passo do empreendedor e também a manutenção pela continuidade da economia, gerando ainda mais emprego e renda em Nova Mutum”, destacou o Secretário Jimmy.

REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO

Nova Mutum e a nossa região norte possuem uma característica diferente do Brasil. Temos sim um número expressivo de desempregados no País, mas a nossa região vivencia um novo momento, onde podemos constatar a verticalização de várias cadeias produtivas e isso gera cada vez mais distribuição de renda, gera mais emprego e resulta em saldo positivo.

São vários fatores responsáveis por este momento, como pessoas vindas de outras regiões, que vem para trabalhar na implantação ou mesmo nas atividades das empresas e indústrias instaladas. E um dos nossos papeis nesse processo é a capacitação e qualificação da mão de obra, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, por isso temos um amplo esforço como poder público em garantir cursos técnicos, vinda de instituições de qualificação, graduações, EAD entre outras aqui em Nova Mutum.

PROGRAMA MUTUM + INCENTIVO

Esse programa é uma determinação direta do prefeito Leandro. Montar um programa de incentivo e auxilio que fosse diretamente ligado à micro empreendedores de Nova Mutum.

Ao desenvolvermos o programa concluímos que a melhor maneira de auxiliar o pequeno e médio empreendedor era potencializar maneiras de acesso ao crédito e capacitá-lo para gerir esse recurso de maneira eficiente.

Sabemos que alguns novos empreendedores são pessoas que perderam seu emprego durante os momentos difíceis da pandemia e foram empreender. São pessoas simples, como nós, que abriram seus negócios em casa e com esse dinheiro podem melhorar seu dia a dia.

Conversamos com as instituições financeiras de Nova Mutum para ver quem tinha o interesse de lançar uma linha de crédito neste sentido, seguindo algumas condições como acesso facilitado, taxa de juros baixa e a cooperativa Sicoob União MT/MS nos atendeu nesse sentido.

Ainda par nos auxiliar convidamos o Sebrae e juntos criamos uma oficina, onde o empreendedor é capacitado para melhor gerir o recurso. Já são aproximadamente 40 empresas beneficiadas e mais de R$ 600 mil em operações neste programa que foi recentemente lançado aqui em Nova Mutum.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Seguimos atuando constantemente para tornar Nova Mutum uma cidade sempre apta a receber novos investimento. O prefeito Leandro cumpriu várias agendas em buscas de investimentos estaduais e federais, como também a instalação de instituições de capacitação como o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT.

Nossos últimos levantamentos e análises apontam mais de 2 mil empregos apenas para as indústrias e empresas que estão em fase de instalação em Nova Mutum. É uma grande ascendente, são investimentos expressivos e Nova Mutum se mostra pronta, isso é fruto de trabalho constante ao longo dos últimos anos.

Jimmy concluiu a entrevista ressaltando que a secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo segue de portas abertas para todos os interessados. “Atendemos várias solicitações por dia, são empresários grandes, médios, pequenos e gente que quer empreender. Por exemplo, essa semana nossa equipe esteve em contato com grandes indústrias e ao mesmo tempo atendemos uma empreendedora que está abrindo um café. Então seguimos a disposição”, afirmou o Secretário.

Fonte: Prefeitura de Nova Mutum

Mais notícias