A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, alerta as propriedades da necessidade de vacinar contra a brucelose. O calendário de vacinação no estado já foi iniciado em primeiro de janeiro e termina em 30 de junho.

O produtor deve vacinar suas fêmeas contra brucelose pelo menos uma vez a cada semestre, de forma que todas as bezerras entre 3 e 8 meses de idade sejam vacinadas.

A presença desta enfermidade leva a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias.

Para a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, Marcia Coelho, esta ação é muito importante para mantermos a segurança sanitária no município e região. "Contamos com a colaboração de todos os produtores nesta primeira etapa da vacinação somente com esforço conjunto vamos conseguir manter a prevalência desta enfermidade no rebanho", enfatizou secretária Marcia Coelho.

De acordo com o Médico Veterinário, Anderson Celestino, a compra da vacina e a sua aplicação devem ser feitas, respetivamente, sob prescrição e orientação de um médico veterinário credenciado.

“O produtor deve comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso - INDEA. Estamos atendendo mais de 100 propriedades com atuação nas comunidades Ribeirão Grande, Maria de Oliveira, Rio Verde e Gleba Pinheiro em atenção ao pequeno produtor", afirmou Anderson Celestino.

A brucelose é uma doença dos animais transmissível ao homem.

Meios prováveis de contaminação humana, ingerindo:

- Água contaminada;

- Leite cru;

- Queijos elaborados com leite não pasteurizado;

- Carnes cruas ou mal cozidas;

- Contato com restos de aborto e secreções de animais doentes;

- Manuseio inadequado da vacina;

- Manipulando carnes e vísceras contaminadas.

A VACINAÇÃO É OBRIGATÓRIA - PORTARIA INDEA 114 de 07/11/2018

Propriedades irregulares com a vacinação contra a brucelose ficam impedidas de transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade.

Fonte: Prefeitura de Nova Mutum

Mais notícias