Estudantes do pré, fase 2, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Tempo de Infância, no bairro Dauri Riva, vivenciarão na noite desta terça-feira, 10, a partir das 18h, um momento de magia e encantamento através da arte literária. Os pequenos são protagonistas da noite de autógrafo que marca o lançamento do livro "A Casa dos Bonecos com Vida", uma produção editorial concebida na própria unidade, a partir de um projeto das educadoras Lenir Guedes e Alcina, voltado à introduzir os temas literatura para crianças e a vida das plantas no contexto da Educação Infantil.

Vinte e cinco estudantes da turma participaram da produção do material, orientados pelas docentes. Eles foram os responsáveis pela ilustração da história. Já a professora Lenir Guedes, a escriba. Conforme explica a educadora, tudo partiu de uma roda de conversa com os alunos em relação à horta da escola. "Elas [crianças] queriam plantar flores ao invés de verduras, pois achavam lindas. Todos dias recebo flores, expliquei a eles que ficava feliz em receber, porém, a planta que tem vida morreria se retirada do seu pé, pois me traziam apenas as flores. Então os instiguei, por que não plantarmos flores pela escola? Logo, uma criança mencionou que tinha um vaso de flor muito bonito na casa de sua avó, outra disse que podíamos plantar chazinho para brincar. Então foram surgindo ideias e, logo, como professora pesquisadora, procurei ideias na internet e vi em uma floricultura vasos em formas de bonecos. Trouxe a ideia até eles, que se apaixonaram. Nosso trabalho iniciou em meados de julho, foram meses para construção dos trabalhos e sempre surgindo ideias novas", cita Lenir Guedes.

De forma divertida, a história aborda pelo olhar das crianças como se faz possível compreender a vida das plantas de uma forma dinâmica e prazerosa. As atividades na EMEI são abertas à toda comunidade e contarão com momentos de leitura, apresentação individual de cada escritor mirim, além, também, do momento de autógrafo.

"Esses escritores são donos de um estilo bem próprio: criativo, divertido e inteligente. Eles surpreendem a todos com o talento que tem vindo da alma para criar e com a arte que possui para lapidar, aparar e montar seus versos", comemora a diretora da EMEI, Soeli Batista da Silva.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias