A Prefeitura de Nova Mutum, através da Secretaria de Finanças e Orçamentos realiza, no próximo dia 25 de agosto a Audiência Pública presencial, com transmissão ao vivo online para apresentar o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“A contabilidade pública trabalha com planejamento orçamentário de curto e médio prazo, devendo realizar sempre a audiência pública para permitir a participação da população na elaboração de peças orçamentárias” - destaca Terezinha Arissava, secretária de Finanças e Orçamentos de Nova Mutum.

Nesse primeiro momento deverá ser elaborado o PPA 2022/2025, que compete à execução de trabalho dos próximos quatro anos. Além disso, deverão ser elaboradas as peças orçamentárias de curto prazo, referente a LDO 2022. “A elaboração dessa Lei é importante, pois garante as diretrizes que deverão ser seguidas no período de um ano e a Lei Orçamentária Anual (LOA 2022), que estima as receitas e fixa as despesas para o período de um ano, devendo seguir o PPA e a LDO”, afirma a Secretária.

Na audiência pública a equipe técnica da Secretaria apresentará em análises os projetos de Lei do PPA 2022/2025 e o projeto da LDO 2022, de acordo com as demandas sociais identificadas e de acordo com o plano de governo.

“É um momento, no qual todo mutuense tem que participar. Planejar e discutir as ações a serem mantidas, em médio prazo, nos próximos quatro anos de 2022 a 2025 e as diretrizes que serão determinadas para o curto prazo, ou seja, para o próximo ano. Essas decisões embasam a elaboração da Lei Orçamentária Anual, a qual dispõe exclusivamente da fixação de despesas, dos limites de gastos, considerando as estimativas de receitas previstas para o ano”, acrescentou Terezinha Arissava.

A audiência acontece na próxima quarta-feira (25), às 14h, na Câmara de Vereadores e também contará com transmissão online pelas redes sociais da Prefeitura de Nova Mutum (@prefeituradenovamutum).

Fonte: Prefeitura de Nova Mutum

Mais notícias