A audiência foi realizada na última terça-feira (13) na cidade de Belém (PA), com o governador do Pará, Helder Barbalho, e, debateu a criação da unidade de conservação na Gleba São Benedito. O projeto de criação da unidade abrange os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). Os prefeitos de Paranaíta, Osmar Moreira, e, de Alta Floresta, Chico Gamba, participaram do evento e manifestaram contra o projeto.

A opinião dos prefeitos foi embasada na Audiência Pública online realizada no mês de setembro em que produtores rurais se posicionaram contra o projeto por impactar negativamente o desenvolvimento da região e a economia local, uma vez que a inviabiliza produção agrícola da área.

Para Moreira, o estudo e projeto realizados pelo governo do estado do Pará é cheio de falhas e não foi ouvido as partes impactadas, os produtores rurais que há 20 anos contribuem com a economia da cidade na geração de emprego e na produção agrícola da cidade e região.

“A Gleba São Benedito é uma das maiores produtoras de grãos e tem potencial de crescer ainda mais. Foi abandonada por anos e agora que poderia viver dias de glórias, vem o governo do Pará mandando de goela abaixo uma unidade de conservação que não tem nenhum apoio da sociedade. Não deu oportunidade do poder público, nem dos proprietários serem ouvidos, pois são os maiores interessados e afetados”, disse.

Segundo a assessoria da prefeitura de Paranaíta, a audiência online revelou que o projeto não possui apoio da comunidade, nem dos proprietários das áreas, nem dos indígenas, por impactar negativamente uma área de extrema produção de grãos.

Além dos prefeitos citados, participaram ainda do evento em solo paraense, as seguintes autoridades políticas do estado de MT, senador Carlos Fávaro; deputados Federais Carlos Bezerra e Neri Geller e os deputados Estaduais Nininho e Romoaldo Júnior.

Do Pará participaram o deputado Federal, Cristiano Vale; vereador de Jacareacanga, Rui Baima; o presidente do Fórum Nacional das Atividades e Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri; presidente da Agrodito, Tuka; empresários entre outras autoridade locais.

Mais notícias