Uma verdadeira peregrinação por ministérios e órgãos públicos de Brasília deram a esperança de serviços finalizados em Sinop, no “Nortão” de Mato Grosso. O senador Wellington Fagundes (PL-MT) articulou, nesta semana, uma série de reuniões com a prefeita Rosana Martinelli para tratar de investimentos em obras de infraestrutura, asfaltamento, duplicações e também em saúde, com reforço de ações no combate à epidemia de dengue que atingiu o município.

No Comando do Exército a prefeita buscou a conclusão das obras de duplicação da divisa de Mato Grosso do Sul até Sinop, e também no avanço de Sinop até a divisa com o Pará, para facilitar o escoamento da produção. Segundo o parlamentar, discutiu-se ainda a implantação do exército na região, que já possui área para tal. “O importante é que a prefeita veio buscar parcerias e agradecer a presença do presidente Bolsonaro, que irá no dia 14 para a região”, lembrou o senador.

A conclusão das obras do Exército na BR-163 foi, segundo a prefeita Rosana, um feito importantíssimo, devido ao grande fluxo de caminhões que movimentam as produções do setor agropecuário. “Nós agora reivindicamos mais ações do exército, e viemos acompanhar como será a conclusão da sede do Comando do Exército no município de Sinop, já que o senador Wellington colocou recursos para que isso aconteça”, completou a gestora municipal.

O diretor de Obras de Cooperação do Exército, general Viana, lembrou que a Força esteve presente, na década de 1970, dando início à implantação da BR-163. “E no ano passado concluímos o asfalto, então é marcante por estarmos lá no início e no término dessa grande obra", afirmou.

Na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), o trabalho continuou para obtenção de mais recursos para concluir o asfaltamento nos bairros Novo Jardim, Chácara São Cristóvão 1 e 2, e a conclusão do bairro Bela Vista. “São 15 milhões que o senador destinou através da Sudeco para o município de Sinop. E não é só para o Parque dos Pioneiros. Nós temos também agora a autorização da superintendência para licitarmos duas feiras que irão beneficiar todos os pequenos produtores”, comemorou Rosana.

Wellington conta que a prefeita apresentou, pontualmente, vários projetos no ano passado. “E aqui estamos concluindo esse trabalho, ao qual já foram empenhados os recursos para conclusão de obras de asfaltamento de vários bairros, também o parque ambiental da cidade, que é uma obra fenomenal, e as feiras que atenderão o produtor e à população com um lugar organizado, higiene e infraestrutura adequada para o pequeno produtor”, acrescentou o parlamentar.

Bem-humorado, o superintendente Nelson Vieira contou que participará da inauguração da feira, pois ouvir dizer que Wellington era cozinheiro de mão cheia. “E podem ter certeza que ajudar a agricultura familiar faz parte do planejamento estratégico da Sudeco. E participaremos desse processo não só da feira, mas de tudo o que pode ajudar a fomentar o desenvolvimento da agricultura da região”, assegurou Vieira.

Segurança na 163 – Na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), houve mais trabalho pela segurança dos usuários da BR-163. “São três projetos de retorno que estão na agência, em análise técnica sobre as soluções de engenharia necessárias para que sejam autorizados. Nós daremos a maior prioridade possível para resolver o quanto antes”, esclareceu o diretor da agência, Davi Barreto.

A prefeita Rosana Martinelli reconhece que, para o caso em questão, a solução definitiva seriam os viadutos e passagens, mas ressalta que a prefeitura está oferecendo uma ajuda – inclusive em negociações com a própria concessionária das obras – para solucionar, imediatamente, a travessia do município, “desafogando o fluxo que prejudica o viaduto”.

Por fim, nesta sexta-feira (7), a dupla esteve na Secretaria de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde para resolver definitivamente o surto de dengue que ameaça atingir o município. Foram discutidas várias ações que deverão ser desencadeadas a partir de uma visita de técnicos e especialistas ao município, a princípio marcada para o dia 17 de fevereiro. Ficou acertado também o reforço de campanhas publicitárias e ampliação do quadro de agentes de combate a endemias no município.

Fonte: prefeitura de sinop

Mais notícias