A Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último final de semana o mutirão cirúrgico para a remoção de pterígio. As cirurgias foram feitas no PSF Seringueiras e atendeu 81 pacientes que aguardavam o atendimento.

Todos os pacientes vinham passando por dificuldade na visão, devido a uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração avança sobre a superfície do olho em direção à pupila.

“Conseguimos garantir atendimento cumprindo os protocolos clínicos e priorizar os casos urgentes, possibilitando a correção de problemas visuais dos pacientes. Zeramos as demandas que estavam acumuladas. Esta ação vai dar mais qualidade de vida para o cidadão” - destacou a Secretária de Saúde, Sônia Ávila.

Todos os pacientes receberam orientações pós-operatório:

Seguir corretamente as orientações médicas sobre as medicações;

Evitar locais com alto nível de poluição e poeira;

Não coçar os olhos;

Durante o banho, não esfregar os olhos e não deixar cair água, sabão ou xampu sobre eles durante uma semana;

Evitar o contato de qualquer coisa com as pálpebras;

Proteger absolutamente a região operada de raios solares, ventos e poluição utilizando óculos escuros de boa qualidade e chapéus ou bonés.

Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde, acompanhou 63 pacientes em Lucas do Rio Verde, em tratamento cirúrgico para a remoção de catarata. As cirurgias foram feitas no Hospital São Lucas, com retorno marcado em 30 dias.

Fonte: Prefeitura de Nova Mutum

Mais notícias