Os idosos institucionalizados e cuidadores das casas Lar do Vicentino e Madre Josefina Vaninni receberam, nesse fim de semana, a primeira dose da vacina CoronaVac, no combate a Covid-19. Ao todo, foram 107 pessoas atendidas por duas equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop. Essa foi a primeira de duas doses necessárias para imunização.


A ação, que segue as determinações de grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde e Governo Estadual, foi bem aceita entre os residentes dos dois lares. “Eu aguento, sou forte, tenho 15 anos”, disse aos risos uma das idosas institucionalizadas.  Ainda conforme determinação do Ministério, todos os vacinados foram devidamente identificados e tiveram uma ficha individual de identificação confeccionada.

Os secretários de Saúde e, de Governo e Projetos Estratégicos, Valério Gobbato e Faira Strapazzon, respectivamente, estiveram acompanhando a vacinação, que continua nesta semana seguindo o cronograma com os profissionais da área da saúde que atuam diretamente na linha de frente ao combate a doença. 

Após as doses aplicadas, os frascos do imunizante CoronaVac são recolhidos pelas equipes e retornam para a Secretaria, que é a responsável pelo devido descarte, seguindo todas as normas exigidas. Todos os dados são informados ao sistema do Ministério. O Governo do Estado segue acompanhando o processo de maneira indireta.

O lançamento oficial da vacinação ocorreu na quinta-feira (21), na Prefeitura de Sinop. Neste primeiro momento, foram enviadas 1.834 doses (1 de 2) para atender o grupo preconizado pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que a segunda remessa seja enviada pelo Governo do Estado nos próximos dias.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias