Com objetivo de valorizar o público da terceira idade, criar um ambiente de respeito, aprendizado e inclusão para todas as gerações, os encontros da campanha “Outubro Prateado”, seguem até dia 27, passando por todos os CRAS do município e Centro de Convivência. Os primeiros a participar foram os idosos do CRAS Menino Jesus que receberam, nesta terça-feira (24), a equipe da secretaria de Saúde para uma manhã de palestra e atividades. 

Nesta quarta-feira (25), a ação será no CRAS Palmeiras e também na unidade do Boa Esperança, ambas a partir das 7h30. Já os idosos do CRAS Paulista participam na quinta-feira (26) e, na sexta-feira, será a vez do público atendido no Centro de Convivência Dona Zezé, na região dos Vilas.

Durante o encontro também são oferecidos serviço de vacinação, aferição da pressão arterial, preenchimento do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF20) pelos os agentes de Saúde, dinâmicas de interação comunitária, atividades que estimulam a qualidade de vida dos idosos.

A secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação lida diariamente com pessoas da terceira idade, desde o atendimento primário nas unidades, quando há procura por algum dos serviços oferecidos, como benefícios eventuais e política de habitação, até a participação nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde são trabalhadas as questões individuais e comunitárias. 

Por vezes, pessoas idosas sofrem algum tipo de violência, seja ela física, verbal, patrimonial ou em forma de privação e preconceito. Desta forma, a luta pela valorização da pessoa idosa e pela garantia dos direitos fundamentais deste público é um trabalho contínuo, que merece atenção de toda sociedade.

Mais notícias