Um grupo de 22 formandos concluiu um curso de capacitação que visa qualificar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE). O curso, com duração de um ano, é um programa do Ministério da Saúde chamado "Mais Saúde com Agente".

A cerimonia de formatura foi nesta quinta-feira (13) à noite no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli.

A capacitação incluiu acompanhamento online, com a parte prática sendo realizada presencialmente no município.

Com a conclusão deste curso, os agentes passam a ser considerados profissionais da saúde com mais responsabilidades.

Ampliação das habilidades e atribuições

O principal objetivo da formação é, de fato, qualificar esses agentes. Eles receberam conhecimento e treinamento para:

  • Realizar a verificação da pressão arterial.
  • Verificar a glicemia.
  • Ter noções da parte técnica de enfermagem, embora não sejam técnicos de enfermagem.
  • Ter conhecimento sobre oxigenoterapia.
  • Aplicar orientações mais técnicas durante as visitas domiciliares.

“A partir de agora, nas visitas às casas e durante as visitas domiciliares, os agentes terão a liberdade de anotar alterações de saúde no prontuário do paciente. Em caso de alteração, eles deverão passar o caso à equipe da atenção básica”, explicou a secretária de Saúde, Ivânia Totti, que foi a coordenadora do curso.

Atuação específica dos Agentes de Combate a Endemias (ACE)

No que diz respeito aos Agentes de Combate a Endemias, a responsável pelo programa destacou que, embora tenham feito a mesma capacitação, a responsabilidade principal deles continua sendo a parte ambiental.

No entanto, com a nova formação, os ACEs também estão aptos a:

  • Verificar a pressão de um paciente que não está bem e tem uma queixa.
  • Verificar a glicemia.
  • Entrar em contato com o setor de urgência para que o paciente possa ser buscado, caso necessário.

A qualificação dos agentes visa aprimorar o trabalho conjunto com a equipe da atenção básica, garantindo um cuidado mais completo e aprimorado à população.

Esta capacitação é considerada uma estratégia para ampliar os programas do Ministério da Saúde já existentes nas unidades. Promover a qualificação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE), fortalecer o vínculo com a Atenção Básica e com a população, fortalecer o trabalho juntamente com a vigilância e todo o sistema de saúde e identificar as necessidades da população”, complementou Ivânia.

Com a qualificação, espera-se que os agentes atuem de forma mais técnica, integrando os programas do Ministério da Saúde e garantindo que as necessidades de saúde sejam adequadamente identificadas e abordadas em conjunto com a equipe de atenção básica.

Entre as autoridades presentes na formatura, estiveram a vice-prefeita Dra Ana, representando o prefeito Yago, o presidente da câmara Jader Isidório, os vereadores Robson Freitas, Lúcia Silvério, Tonhão, Marcelo Períoto, Professor Volmar que foi o cerimonialista, além de Samuel Raimundo coordenador da Vigilância Ambiental, e as enfermeiras das UBs, Glaucia, Larissa e Anielle. Os familiares dos formandos também prestigiaram o ato solene.

Fonte: Ascom

Mais notícias