Iniciativa busca aproximar os jovens do saneamento básico e promover a transparência nas atividades da concessionária.

A Águas de Sinop, por meio do Programa Portas Abertas, recebeu cerca de 37 estudantes do Colégio Adventista para uma visita guiada ao Centro de Controle Operacional (CCO) e ao Sistema de Abastecimento Central. O objetivo foi apresentar aos jovens o funcionamento do saneamento básico, seus benefícios e todo o processo de tratamento de água.

Os visitantes participaram de um bate-papo com a equipe técnica da concessionária sobre o tema e o avanço das obras de ampliação de esgotamento sanitário no município. Em seguida, conheceram o CCO, responsável pelo monitoramento do abastecimento de água tratada nos 12 municípios atendidos pela regional norte da Aegea em Mato Grosso.

Na sequência, a turma visitou o Sistema de Abastecimento Central, um dos maiores do município. No local, engenheiros da concessionária explicaram como funciona cada etapa do processo de tratamento e do controle de qualidade da água, desde a captação até a chegada às residências do município.

O estudante do 2º ano do ensino médio, Leandro Ávila, destacou a relevância da experiência. “É muito importante para a gente que é estudante entender como a água chega às nossas casas e como funciona o tratamento, desde o bombeamento dos poços até chegar na parte dos reservatórios, como funciona toda a estrutura e como as pessoas por trás são importantes”, contou.

A professora Helayne Luiza reforçou a importância da prática para os alunos. “Eles gostaram muito, ficaram empolgados, principalmente na visita ao tratamento de água. O estudante coloca em prática o conhecimento teórico que a gente passa em sala de aula, e aí eles aprendem mais”, afirma.

A visita foi realizada após a execução do Programa Saúde Nota 10, que aproxima a concessionária das escolas por meio de informações sobre o saneamento básico, seus benefícios e sua importância para o desenvolvimento das cidades e a preservação dos recursos naturais.

A coordenadora de Responsabilidade Social da MT1, Cida Viveiros, ressaltou a integração entre os programas. “A ideia é que os alunos tenham primeiro o conhecimento teórico, com o Saúde Nota 10, e depois vivenciem na prática com o Portas Abertas. Assim, conseguimos oferecer às escolas um aprendizado completo, aproximando os jovens das nossas atividades”, explica.

As escolas, instituições ou grupos interessados em participar do Programa Portas Abertas da Águas de Sinop podem agendar visitas por meio dos canais de atendimento da concessionária: 0800 647 6060 (ligação gratuita ou WhatsApp) ou pelo aplicativo Águas App.

Mais informações sobre os programas sociais e outras ações da Águas de Sinop estão disponíveis no site www.aguasdesinop.com.br ou nas redes sociais, por meio do @aguasdesinop.

Fonte: AEGEAMT

Mais notícias