A imunização contra a Covid-19 deve iniciar, em Sinop, com a aplicação de 1.834 doses da vacina Coronavac, a partir de sexta-feira (22). A confirmação foi feita pelo Secretário Municipal de Saúde, Valério Gobbato, em entrevista coletiva realizada nesta quarta (20).  A quantidade corresponde apenas a primeira das duas doses previstas e deve contemplar, inicialmente, os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à doença, idosos acima de 60 anos institucionalizados e idosos acima de 80 anos. “Esses grupos são definidos pelo Ministério da Saúde e a quantidade de doses nessa primeira fase também”, explicou Gobbato.


O lote destinado ao Escritório Regional de Saúde (que atende 14 municípios da região) é composto por 3.859 unidades e deve chegar no aeroporto municipal João Batista Figueiredo até o início da tarde, em voo operado pelo CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas). Após o recebimento, a distribuição ficará sob responsabilidade do Escritório. A previsão é que as 1,8 mil doses específicas para Sinop sejam entregues à Secretaria somente amanhã, quinta-feira (21).


Conforme o secretário, a imunização começará com a equipe de saúde da secretaria. “A gente fará o lançamento oficial da vacina com nossos servidores, no início. Para os hospitais, tanto público quanto privado, nós estamos ajeitando a agenda com eles, vendo a disponibilidades deles”, explicou. Ao todo, são cerca de mil profissionais da saúde que receberão a primeira dose. O horário e local do lançamento ainda serão confirmados.  


No decorrer da próxima semana, a equipe da Secretaria deve se direcionar aos idosos acima de 60 anos institucionalizados e, também, os idosos acima de 80. “A partir de quarta ou quinta-feira nós estaremos traçando essa estratégia, através dos agentes comunitários, teremos a quantidade exata de cada idoso por unidade e, também, estaremos fazendo as visitas para aqueles com dificuldade de locomoção”, explicou.


Apesar do recebimento das vacinas, Gobbato reforçou que a população deve continuar consciente e mantendo os cuidados atuais. “Vocês estão vendo as vacinas, nesse primeiro momento, está chegando para menos de 1% da população então não é momento de baixar a guarda. Inclusive tem o decreto do Governo do Estado, que saiu essa semana, justamente restringindo mais as flexibilizações. Então distanciamento social é a primeira coisa a ser observada. Além disso, os estabelecimentos comerciais terão que, além do distanciamento, observar a quantidade de lotação de 50%”, complementou.


As próximas etapas de vacinação dependem do envio de doses pelo Ministério da Saúde ao Estado de Mato Grosso, que é a encarregada de distribuir aos municípios por meio dos escritórios regionais. Conforme Resolução CIB/MT AD REFERENDUM N.º 01 de 19 de janeiro de 2021, a remessa referente a segunda dose deve ser enviada nos próximos 10 dias. Nesse primeiro momento, a vacina é oferecida gratuitamente pela Rede Pública de Saúde.  


Sinop registrou, até terça-feira (19) 10.791 casos confirmados da doença. Destes, 10.284 pessoas já estão recuperadas, 323 estão em isolamento, 26 internados. Ao todo, 158 pessoas não resistiram.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias