O Conselho Municipal de Assistência Social deu início hoje (24) às pré-conferências que debaterão junto ao público atendido pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) as necessidades da população. O evento ocorre nas quatro unidades do Cras de Sinop.

São debatidos quatro temas que envolvem os atendimentos prestados na área da assistência social. Em cada tema será levantado as principais demandas que a sociedade apresentar, para então serem debatidas oficialmente na IX Conferência Municipal de Assistência Social que está marcada para segunda-feira, dia 30 de agosto.

“Cada Cras ficou com uma temática onde o conselho vem na pré-conferência e explana sobre a temática e a população pode e deve participar dando suas idéias. A partir dessas idéias que são elencadas na pré-conferência elas são compiladas dos quatro Cras e levadas para conferência municipal no dia 30 [de agosto], onde serão apresentadas todas as propostas de todos os temas. Se aprovadas serão levadas a plenária da Conferência Municipal de Assistência Social e votadas. Aprovadas, através do voto, seguirão para a XIV Conferência Estadual e depois para a Conferência Nacional”, informou a coordenadora do Cras Boa Esperança, Carla Bolner.

Carla explica que o evento é a forma mais real de entender a necessidade da sociedade, uma vez que as propostas são trazidas por ela. “É uma oportunidade de se aproximar da população e trazer suas necessidades que serão levadas para a conferência municipal, para a estadual e depois para federal em Brasília. Essas propostas, sendo aprovadas, se tornarão políticas públicas e programas para atender nossa população”, comentou.

Hoje o evento foi realizado no Cras Boa Esperança, amanhã (25) será na unidade do Jardim Palmeiras, na quinta do Jardim Paulista e na sexta-feira do Menino Jesus, onde serão debatidos os seguintes temas:

EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

EIXO 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilida­des dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassisten­ciais e a articulação entre serviços, benefícios e trans­ferência de renda como garantias de direitos socioassis­tenciais e proteção social;

EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

O Eixo 03, com o tema Controle Social, será debatido na conferência municipal. “Esse é um momento muito importante porque essa pré-conferência se dá para a gente poder levar as informações que a sociedade deseja e auxiliar na construção da nossa política pública de assistência social”, comentou a secretária de Assistência Social de Sinop, Scheila Pedroso.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias