A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, reuniu, ontem (13), secretários, lideranças comunitárias e religiosas para uma reunião de articulação, troca de idéias e planejamentos de projetos e ações referentes à implementação do Programa Família Acolhedora e Acolhimento Institucional de Adolescentes no município de Sinop.

Os serviços, vinculados à Proteção Social Especial de Alta Complexidade, objetiva promover o acolhimento temporário de adolescentes com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, para garantir sua proteção integral. “A adolescência é um período conturbado, pois se trata de uma fase cheia de descobertas, conflitos e questões que podem se agravar por situações de violações de direitos e o nosso objetivo e dar o acolhimento necessário a essas pessoas” comentou a secretária, Scheila Pedroso.

O município ainda não possui este serviço e frente às situações de casos de adolescentes sob medida de proteção conforme estipula o Estatuto da Criança e do Adolescente, e, em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, ocasionando a necessidade de acolhimento institucional.

A reunião buscou entendimento para organizar em consonância com os princípios, diretrizes e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente e das Orientações Técnicas Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, para isso a Secretaria de Assistência Social busca a parceria e articulação de diversos seguimentos da sociedade.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias