Águas de Sorriso e Prefeitura lançam Tarifa Social com desconto de até 50% para famílias de baixa renda
Programa inédito no município amplia acesso a serviços essenciais de saneamento básico
A Águas de Sorriso e a Prefeitura Municipal lançaram neste sábado (20) a Tarifa Social de Água e Esgoto, um programa inédito no município que garante 50% de desconto nas contas de água e esgoto para famílias de baixa renda.
O anúncio foi realizado durante o Mutirão Social, que reuniu dezenas de moradores e ofereceu serviços gratuitos à comunidade, aproximando a concessionária, a gestão municipal e a população. A iniciativa representa um marco para Sorriso, ampliando o acesso aos serviços de saneamento básico e contribuindo para mais dignidade, saúde e qualidade de vida.
Alei Fernandes, prefeito de Sorriso, destacou que a medida atende a uma antiga demanda da população. “Esse é o sonho de uma comunidade e de muitas cidades, e Sorriso está avançando. A Tarifa Social corta pela metade o valor total da conta, tanto na água quanto no saneamento. Isso é dinheiro que sobra para comprar comida, material escolar e até uma roupa”.
Como funciona o programa
Com a Tarifa Social, famílias em situação de vulnerabilidade poderão ter descontos automáticos na conta de água e esgoto. Para se enquadrar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal ou ter membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de possuir renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa.
Atualmente, 2.700 famílias sorrisenses já foram identificadas e passam a receber o benefício automaticamente. Quem atender aos critérios, mas não for incluído de forma automática, deve atualizar seus dados no CRAS e, em seguida, procurar os canais de atendimento da Águas de Sorriso para formalizar o cadastro.
Eduardo Lana, diretor-presidente da Águas de Sorriso, afirmou que Sorriso vive um momento de transformação com a implantação da Tarifa Social e ressaltou a importância da parceria público-privada. “É essa parceria que nos movimenta. Com ela, garantimos que famílias em situação de vulnerabilidade tenham mais qualidade de vida e, ao mesmo tempo, estimulamos o uso racional da água.”
Lucas Alves, diretor executivo da unidade, destacou. “É um evento muito importante, porque mais que um desconto na fatura de água e esgoto, é um instrumento de inclusão social e equidade para a população”.
Rodrigo Matterazzi, presidente da Câmara de Vereadores de Sorriso, parabenizou a parceria. “Queremos enaltecer aqui essas parcerias que têm dado certo no município. A Tarifa Social, esse grande lançamento, é algo novo, diferente e que vale para todo município”.
Francinéia Pereira da Silva, moradora do bairro São Francisco, também comemorou a iniciativa. “A Tarifa Social é fantástica, porque muitas famílias serão beneficiadas com o desconto tanto da água quanto da rede de esgoto. Além disso, o mutirão trouxe vários atendimentos para ajudar a comunidade. Parabenizo a Águas de Sorriso em parceria com a Prefeitura”.
Manutenção do benefício
Para manter a Tarifa Social ativa, os moradores devem manter as contas em dia. Caso o consumo mensal exceda 15m³, o volume adicional será cobrado com base na tarifa normal vigente.
Mutirão Social
Durante o Mutirão Social realizado no bairro Mário Raiter, os moradores tiveram acesso a serviços gratuitos, como corte de cabelo, cabide solidário, regularização de título de eleitor, cadastro no SINE, aferição de pressão e glicemia, vacinação, atendimento odontológico, assistência jurídica, feira de adoção de animais e espaço kids.
A Águas de Sorriso também ofereceu atendimento itinerante, incluindo negociação de débitos.
No próximo sábado (27), o Mutirão será realizado no bairro Terra Brasil, na CEMEIS Balão Mágico Profª Eliane Schulz, localizada na Rua Nossa Senhora Aparecida.