A meta é alcançar 42.264 pessoas, que fazem parte do público alvo da campanha, neste momento, segundo o MS.
Com a ação realizada neste final de semana, sábado (24) e domingo (25), no Shopping Sinop, a Secretaria de Saúde chegou a 19,59% de cobertura vacinal do grupo prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Ao todo já foram aplicadas 13.637 doses de imunizantes que integram o calendário nacional de vacinação. A meta é alcançar 42.264 pessoas, que fazem parte do público alvo da campanha, neste momento, segundo o MS. Isso representa 19,56% da população total do município.
 
Durante este final de semana, o setor de imunização aplicou, na ação especial, no Shopping Sinop, 137 doses das vacinas disponibilizadas pelo MS. A ação que contou com a parceria do setor privado, teve como objetivo, alcançar os mais diversos públicos sinopenses, visando a ampliação da cobertura de imunização pretendida pela Secretaria de Saúde.
 
Além dos imunizantes bastantes conhecidos pela população, que estão disponíveis para atualização do cartão de vacinas, para população em geral, foram disponibilizadas, também, vacinas contra influenza e dengue. Esses dois, somente para o grupo prioritário determinado pelo MS.
 
Como política de acesso aos serviços básicos de saúde, a Prefeitura de Sinop, desde a pandemia da Covid-19, mantém quatro pontos fixos de atendimento, todos os sábados, em Sinop, para atendimento à população geral. No momento, os Centros Integrados de Atendimento (CIA) Jacarandás e André Maggi e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vindilina II e Primaveras, são pontos de referência para atualização do cartão de vacinas e demais imunizantes disponíveis, como para influenza e dengue.
 
João Gustavo Breganó, coordenador de imunização da rede municipal, pede que a população não deixe de procurar o atendimento e receba as imunizações disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos disponibilizado, a pedido do prefeito Roberto Dorner, quatro pontos fixos de vacinação, todos os sábados, e algumas ações volantes para facilitar o acesso da população aos imunizantes, portanto, pedimos que os sinopenses procure esses postos e receba as doses disponibilizadas”, disse.

Grupos prioritários:
 
Influenza: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas até 45 dias; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; trabalhadores portuários; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de toda idade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (idade entre 12 e 21 anos); pessoas com deficiência permanente e funcionários do sistema e privação de liberdade.
 
Dengue: crianças com idade entre 10 e 14 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais notícias