Na manhã desta sexta-feira, 10, foram empossados cinco dos 10 conselheiros tutelares escolhidos através do voto direto no dia 06 de outubro do ano passado (2019) e em pleito organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Presente na solenidade, o vice-prefeito Gilson de Oliveira reconheceu a importância do Conselho e destacou a atenção que a Prefeitura tem dado ao longo dos anos e, principalmente, na atual gestão.

 


“O Conselho Tutelar foi criado em 1990. Ao longo dos anos evoluiu bastante, mas este mandato teve a preocupação de fortalecer os conselhos, melhorando a estrutura e, principalmente, a questão do salário, a questão da dignidade do próprio profissional que tem a missão de fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na defesa dos interesses das crianças contra abuso, contra maus tratos, contra qualquer situação de vulnerabilidade”, enfatizou. Conforme o gestor, Conselho de Sinop está preparado, verdadeiramente, para atender o que a Lei determina e o Poder Público é parceiro da sociedade, parceiro das instituições para fazer valer esse direito.

Oliveira enfatiza, também, que a parceria é muito importância para a eficácia da atuação. “O Conselho Tutelar está preparado, verdadeiramente, para atender o que a Lei determina e o Poder Público é parceiro da sociedade, parceiro das instituições para fazer valer esse direito”.

Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gabriela de Jesus também pontua essa evolução e a importância de ter a atual administração como parceira e incentivadora dos profissionais. “Hoje, nós estamos, graças à Deus, fazendo um momento especial que é a realização de um resultado de um trabalho árduo que vem desde fevereiro. O CMDCA, trabalhou o ano todo de 2019 para a realização dessa eleição”, pontua, ela, ao ilustrar que esta foi a primeira eleição realizada através do processo de urna eletrônica.

Já o secretário de Assistência Social, Ademir Bortoli, enfatiza a descentralização e a ampliação da atuação dos profissionais com a criação de uma segunda turma de conselheiros - o Conselho Tutelar da Região 2. “Pela primeira vez Sinop está ganhando dois Conselhos Tutelares. É uma ação da prefeita Rosana Martinelli junto com a Secretaria de Assistência Social onde nós encontramos esse déficit para atendimento na área da criança e do adolescente. Nós estamos dando posso hoje ao primeiro conselho e em abril será dado posse ao segundo”.

O Conselheiro empossado Maicon Lemos revela o processo de preparação desde a eleição até a posse. “Nós tivemos um curso online, um curso na prática. Um total de 200 horas de curso. Graças a Deus eu me sinto muito preparado. A eleição foi muito disputada, então, vou fazer o meu máximo possível”, diz, ele, chancelado que vai fazer garantir o que está escrito na Lei e cita a parceria já traçada com a Promotoria e a Vara da Criança e do Adolescente.
 
Foram empossados, hoje, os seguintes conselheiros titulares que atuarão na Região 1:

01 INGRID COSTA CRUZ TRENTO
02 MAICON DIONE LEMOS
03 MARIA ANGÉLICA CAVALCANTE 
04 FABIANO DA SILVA SANTOS JUNIOR
05 ARILCE MARIA DA CRUZ

Serão empossados, em abril, os outros cinco conselheiros responsáveis pela atuação na Região 2:
 
01 ALLISON SIMIONI
02 ANA CAROLINA DE SOUZA CORDEIRO
03 MAYCON RODRIGO DEDONATTI
04 MARGARETH DÜRKS
05 ROSELI MARIA MULLER KARSBURG

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias